segunda-feira, 29 de março de 2010
domingo, 28 de março de 2010
Alegre acumula pensões e Cavaco também
Manuel Alegre - o homem que recentemente se indignou com os prémios anuais auferidos pelos gestores de empresas participadas pelo Estado - acumula duas pensões do mesmo Estado. Uma reformamais uma subvenção vitalícia. Não se indigne já o meu caro leitor com esta acumulação de Alegre, porque lhe pode custar caro. O Supremo Tribunal de Justiça não dorme e não permite que se desdoure o bom nome dos acumuladores.
(...)
sábado, 27 de março de 2010
A malta abrupta não gostou? Ainda bem
sexta-feira, 26 de março de 2010
Spiegel defende resignação do Papa
O que está em causa é a falibilidade deste Papa Infalível. Perante as provas de que o Cardeal Joseph Ratzinger, como arcebispo de Munique e depois como Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, participou no encobrimento (promoveu ou consentiu!) de vários crimes de pedofilia de padres da Igreja Católica, como tem sido revelado pela BBC, pelo New York Times, várias vezes, e por toda a grande imprensa internacional, a revista alemã Der Spiegel defende que chegou o momento de Bento XVI resignar. Por muito menos resignou em Fevereiro a líder da Igreja Protestante alemã. Por isto:
Allegations that Pope Benedict XVI may have had detailed knowledge about instances of sexual abuse in the Catholic Church continue to mount. In 1996, the Congregation for the Doctrine of the Faith, which he then led, decided not to punish the pedophile priest Father Lawrence Murphy. With his authority eroded, why does he even remain in office?When is it time for a pope to resign? Margaret Kässmann, the former head of the Protestant Church in Germany, stepped down in February upon deciding that she no longer had the necessary moral authority for her office after being caught driving drunk. But how much authority does Pope Benedict XVI still enjoy?(...)
quinta-feira, 25 de março de 2010
Mais uma de Sua Santidade
Students printed a “Most Wanted” poster, left, of a priest who molested as many as 200 deaf boys. Documents like the one at right show that the future Pope Benedict XVI and other Vatican officials declined to defrock him.
Vaticano encobriu pederastia dos padres ?
A secret document which sets out a procedure for dealing with child sex abuse scandals within the Catholic Church is examined by Panorama.
Crimen Sollicitationis was enforced for 20 years by Cardinal Joseph Ratzinger before he became the Pope.
It instructs bishops on how to deal with allegations of child abuse against priests and has been seen by few outsiders.
Critics say the document has been used to evade prosecution for sex crimes.
Crimen Sollicitationis was written in 1962 in Latin and given to Catholic bishops worldwide who are ordered to keep it locked away in the church safe.
It instructs them how to deal with priests who solicit sex from the confessional. It also deals with "any obscene external act ... with youths of either sex."
It imposes an oath of secrecy on the child victim, the priest dealing with the allegation and any witnesses.
Breaking that oath means excommunication from the Catholic Church.
(...)
- Estas revelações estão a ser largamente comentadas no Reino Unido, a favor e contra o Papa, nos Estados Unidos, até mesmo em Espanha. Em Portugal a norma é um silêncio envergonhado, o tal oath of secrecy, uma espécie de ommertá... Algum dia teremos a oportunidade de ver em Portugal a repportagem do Panorama da BBC?
quarta-feira, 24 de março de 2010
Portas e Fitch: o mesmo combate
domingo, 21 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
Rio e Costa combinam quem ganha o campeonato
Campeão nacional também vai alternar entre Lisboa e Porto18 18e Março Por Mário BotequilhaRui Rio e António Costa, como as duas coreias ou o júri dos Ídolos, encontraram-se para fazer as pazes e resolver o desafio mais importante que se coloca ao poder autárquico do século XXI: a localização da Red Bull Air Race. O acordo é que os aviõezinhos vão fazer piruetas ora cá, ora lá e que, se tiverem de se espalhar, que o façam em Almada ou Matosinhos.Mas há mais: Rio e Costa também acordaram que o campeão nacional de futebol passa a ser ora do Porto, ora de Lisboa. Ou seja, este ano é Benfica, para o ano é o FC Porto e daqui a 18 anos é o Sporting. MBO acordo não abrange a Taça da Liga, pelo que amanhã ganha o Benfica pelo segundo ano consecutivo.
quinta-feira, 18 de março de 2010
Benfica é o clube com mais pontos na Europa
terça-feira, 16 de março de 2010
Michael Foot: quando o Labour era pacifista e anti-europeu
segunda-feira, 15 de março de 2010
Há sinceridade nisto? Não há, não há
domingo, 14 de março de 2010
As perguntas que não foram feitas e deviam ter sido
37 perguntas a Cavaco Silva
(continuação)
Senhor Presidente, a circunstância de o senhor enquanto primeiro ministro ter entregue, em 1992, um canal de televisão ao ex-primeiro ministro e militante n.º 1 do PSD, Francisco Balsemão e ter oferecido, em 1993, um canal à Igreja deve ser interpretada como fazendo parte de um plano para controlar a comunicação social portuguesa tanto do ponto de vista político-ideológico como religioso?
Senhor Presidente, a posterior entrada da Media Capital e da Sonae no capital da televisão da Igreja não lhe causou sobressaltos?
Senhor Presidente, a posterior tomada de controlo da TVI pela Media Capital não lhe causou vertigens?
Senhor Presidente, a posterior OPA do grupo espanhol Prisa sobre a totalidade do capital da Media Capital, em 2006, não lhe causou engulhos?
Senhor Presidente, o senhor acha normal ter afirmado, em Junho de 2009, contra a sua norma de não se pronunciar sobre negócios entre empresas, que os responsáveis da Portugal Telecom, uma empresa privada interessada no negócio das telecomunicações e multimédia, deveriam "explicar aos portugueses que motivos levam esta empresa a querer comprar 30% da Media Capital"?
Senhor Presidente, o senhor teve alguma conversa prévia com Manuela Ferreira Leite ou José Eduardo Moniz quando, em Junho de 2009, acusou de falta de transparência o negócio que se encontrava em preparação entre a PT e Prisa para a compra de parte da Media Capital, de que teria resultado o regresso da titularidade desta empresa a mãos portuguesas?
Senhor Presidente, porque é que não lhe oferecia garantias de "transparência e ética" a entrada da PT no capital da Media Capital, sabendo-se, por exemplo, que a mesma PT tinha detido 40% do capital da SIC Notícias durante oito anos sem que ninguém se tivesse queixado de falta de transparência ou de interferência na informação desse canal?
Senhor Presidente, o senhor pensa que o facto de o Estado deter uma golden share na PT e de, por conseguinte, o governo ter influência na nomeação do presidente e dois membros do conselho de administração, põe em causa a transparência e a ética dos negócios que essa empresa decida realizar?
Senhor Presidente, o facto de o governo ser socialista tem alguma influência no juízo que o senhor faz sobre a transparência ou não transparência dos negócios da PT?
Senhor Presidente, se o governo fosse do PSD, o senhor também acharia que o negócio entre a PT e a Prisa era questionável em termos de transparência e ética?
Senhor Presidente, se José Eduardo Moniz ficasse na TVI, como o presidente da PT aliás propôs ao dito Moniz, o senhor já acharia que o negócio entre a PT e a Prisa era transparente e ético?
Senhor Presidente, se em Junho de 2009 não se estivesse em período pré-eleitoral, o senhor também duvidaria da transparência do negócio?
Senhor Presidente, tem consciência de que com as suas declarações de Junho de 2009 sobre o negócio PT/Prisa pressionou o governo para que o negócio não se fizesse?
Senhor Presidente, depois das dúvidas que o negócio PT/Prisa lhe suscitaram, porque lhe ofereceu garantias de transparência e ética a compra de 35% da Media Capital à Prisa pela Ongoing, grupo que na altura era, e ainda hoje é, detentor de 23% do capital do grupo concorrente, a Impresa?
Senhor Presidente, não sente vontade de se pronunciar, contra a sua norma de não se pronunciar sobre negócios entre empresas, sobre a transparência do negócio recentemente celebrado entre a PT e o grupo Impresa para a criação de um novo canal de televisão para o Meo?
sábado, 13 de março de 2010
Perguntas que Judite de Sousa não fez e devia ter feito
Pois eu teria 37 perguntas para Cavaco de que a Judite não se alembrou. A mais antiga profissional da RTP tem uma memória muito selectiva, determinada pelo pequeno mundo das suas ânsias políticas. O pequeno mundo sectário que faz dela uma gaja ordinária, que há tempos se permitiu dizer ao Expresso: "Sou levada a crer que Sócrates emprenha pelos ouvidos". Uma desbocada que acrescentou: "Sócrates é agressivo comigo por causa do meu marido". Esta obsessão por Sócrates é mais que suspeita. Seara, põe-te a pau, que a Judite já só vê um homem à frente dela, acordada ou a dormir!
Então aqui vão as minhas perguntas para Cavaco:
Senhor Presidente, tem até hoje algum indício de que a Presidência possa ter estado a ser escutada por agentes do governo?
Senhor Presidente, que pensa do facto real de o Primeiro Ministro ter sido alvo de escutas ilegais cujas transcrições passaram depois ilegalmente para os jornais?
Senhor Presidente, o senhor já sabia que o Primeiro Ministro estava realmente a ser alvo de escutas ilegais quando os assessores do senhor Presidente lançaram o boato de que Belém estaria a ser alvo de espionagem e escutas a mando do Governo?
Senhor Presidente, se perdeu a confiança em Fernando Lima porque é que não o afastou da Presidência?
Senhor Presidente, se não perdeu a confiança em Fernando Lima porque é que o afastou das suas antigas funções?
Senhor Presidente, ainda mantém que "nunca recebeu qualquer remuneração do BPN ou de qualquer das suas empresas", como afirmou em 2008?
Senhor Presidente, se em lugar de BPN eu disser SLN, é capaz de dizer que "nunca recebeu qualquer remuneração do SLN ou de qualquer das suas empresas"?
Senhor Presidente, ainda mantém que a sua aplicação pessoal de mais de 100.000 € de "poupanças" em acções da SLN foi decidida pelo seu "banco gestor", sem o seu conhecimento prévio?
Senhor Presidente, confirma ou desmente que, com a venda à SLN de acções da SLN e compradas à SLN, o senhor ganhou, em dois anos, perto de 150.000 €?
Senhor Presidente, tem ideia de quem fixou o preço de compra e o preço de venda das acções da SLN não cotadas na bolsa em que o senhor aplicou as suas poupanças?
Senhor Presidente, esses 150.000 € de ganho que lhe foram creditados pela SLN, mais os 200.00 € que a sua filha na mesma data embolsou em transacção em tudo idêntica, devem ser interpretados como uma remuneração normal de uma aplicação normal de capital, decidida pelo "banco gestor" e sem prévio conhecimento dos "aforradores"?
Senhor Presidente, porque resolveram o senhor e a sua filha solicitar pessoalmente a venda dessas acçõe, por carta ao presidente da SLN, Oliveira e Costa, e não confiaram a sua venda, como disse ter confiado a compra, ao seu "banco gestor", aliás também presidido pelo mesmo Oliveira e Costa?
Senhor Presidente, o facto de a sua candidatura à Presidência ter recebido mais de 100.000 € de donativos de grandes accionistas e administradores do BPN/SLN poderá ser interpretado com um expediente para contornar a disposição legal que proíbe os donativos de pessoas colectivas ?
Senhor Presidente, porque é que o senhor Presidente fez aquele fincapé escandaloso por causa de duas cláusulas praticamente irrelevantes do Estatuto Autonómico do Açores e nunca disse uma palavra sobre o projecto separatista de "revisão constitucional" apresentado pelo PSD-Madeira?
(continua)
quinta-feira, 11 de março de 2010
Uma vergonha de entrevista
É verdade: eu também vi a entrevista de Cavaco Silva àquela senhora, também achei que o homem estava irritadiço, indisposto, mesquinho, previsível, nas ferroadas ao Governo, a quem deve alguma solidariedade institucional que não tem. Mas decidi não dizer nada a quente.
quarta-feira, 10 de março de 2010
Estava ali meia selecção do Queiroz
terça-feira, 9 de março de 2010
No Vietname orei num templo hindu
segunda-feira, 8 de março de 2010
Imagens do Vietname - Passeios para quê?
domingo, 7 de março de 2010
Eu não acredito em bruxas: o Benfica vai ganhar ao Paços
sábado, 6 de março de 2010
Contra o Primeiro-Ministro, marchar, marchar
sexta-feira, 5 de março de 2010
Isto é que a Comissão de Ética devia ver
5 DE MARÇO DE 2010Não sei o que é mais extraordinário: se o envolvimento do Presidente da República num negócio entre privados que não chegou a realizar-se, se o alheamento do Presidente da República do negócio entre magistrados e jornalistas destinado a linchar inimigos políticos.