quarta-feira, 3 de março de 2010

Cristiano Ronaldo em cartaz no centro de Saigão

Já não é o nº 1 do Mundo? Pois vão dizer isso aos vietnamitas e à Castrol. Ele é o único futebolista estrangeiro com prestígio e notoriedade suficiente para ter a honra de um cartaz gigante no centro da trepidante Saigão.

Em Saigão e não só. A nossa amiga Ying Zhou, uma chinesa de Xangai, que encontrámos no Vietname (e foi aliás a primeira pessoa do nosso pequeno grupo a reparar no cartaz) diz-nos que há idênticos anúncios com o nosso CR9 nos muros das principais cidades chinesas.

A única diferença é o nome que lhe chamam na China: Xiau Xiau Ronaldo. E Xiau Xiau porquê? Porque literalmente isso significa "Jovem Jovem". Lembrem-se primeiro houve no futebol mundial um Ronaldo, o Fenómeno. Depois um tal de Ronaldinho, que na China deu Xiau Ronaldo, o Jovem Ronaldo.

O nosso Rei é portanto D. Ronaldo III, Xiau Xiau Ronaldo. E goza de uma popularidade no Vietname e na China, que ultrapassa obviamente Messi, Rooney, Kaká, Beckham e tutti quanti.

Porquê? A explicação veio-nos do Prof Henrique Calisto, com dez anos de Vietname, actualmente à frente da selecção nacional deste país. Ganhou há pouco tempo a Taça do Sudeste Asiático, como contaremos amanhã, e falhou por uma unha negra o apuramento para o Mundial.

Calisto é ele próprio uma caso sério de popularidade no Vietname. Estava ele a exemplificar como se atravessava a rua: em qualquer lugar, a passo certo, sem parar e sem correr, que as motas sabem calcular os possíveis pontos de impacto e evitá-los.

No caso de Calisto, o resultado ia sendo fatal, porque literalmente a sua passagem de um passeio a outro fez parar o trânsito: foi reconhecido de imediato por vários "motards", que lhe sorriam, o saudavam efusivamente, um houve que encostou, sacou da máquina, pediu uma foto com o treinador português, que consentiu.

A razão para a popularidade de Cristiano Ronaldo, e do futebol português, no Extremo Oriente radica nas características únicas do jogador, na sua velocidade, como reconhece o Der Spiegel, nos seus tomahawks, que chegam à China, no facto que é amável e bem parecido e isso, não se pode ignorar, também conta.

Mas não só. CR9 jogou na Premierleague, que é a organização que melhor sabe vender o seu produto. Por isso faz jogos às 12H e às 13h aos sábados e domingos, que podem ser vistos em directo, e são-no, aliás em sinal aberto, no Vietname e na China, às horas de jantar. E ainda no Japão, na Coreia, na Indonésia, até mesmo na Austrália, quando se vai dormir mais tarde.

Calisto lamenta que o futebol português não saiba ou não queira promover-se, explorar as oportunidades que existem no Oriente. Ele só queria um jogo Vietname-Portugal, que seria um estrondo mediático. Ou uma visita dos nossos craques. Ou a vinda a Saigão de um Benfica ou de um FCPorto. "O futebol é uma arma". De promoção política, diplomática, económica, obviamente.


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