terça-feira, 4 de maio de 2010

As fontes das agências de rating: Medina e a Sky


Está tudo doido. Acabo de ver na Sky News uma reportagem caceteira, primária, mentirosa, sobre a situação de pré-falência em que nos encontramos, com destaque, para o desperdício e estupidez das nossas políticas nos últimos 30 anos. Adivinhem quem foi a fonte: Medina Carreira, que foi ministro das Finanças, sublinha a Sky, e diz de Portugal o que Maomé não diz do toucinho.

O que a Sky não disse. Que Medina Carreira foi um ministro deprimente por um tempo curto há mais de trinta anos, e por isso foi corrido por Mário Soares quando fez uma aliança com o CDS. Que "enterrou" o governo do PS sozinho em 76-77, mas nem por isso o goveerno PS/CDS o quis, nem depois a AD, nem a seguir o Bloco Central, nem Cavaco de direita, nem Guterres de esquerda, ninguém lhe deu crédito durante mais de 30 anos. Até que...

... a crise das audiências, o vale-tudo de alguns ressabiados, órfãos de Kaulza de Arriaga, do apartheid, e do antigo regime, português, decidiram fazer dele um espécie de profeta da desgraça, oráculo da economia, ele que nunca passou de um advogado sofrível.

Medina-profeta é agora titular, residente, personalidade de referência, na SIC de Balsemão. E não só: atinge a internacionalização, é o único porta-voz credível para a Sky News, de Murdoch. Sky News, um canal anti-europeu, virulento, contumaz. Em 1991, na cimeira da primeira Presidência Portuguesa no Centro Cultural de Belém, a Sky conseguiu efectuar uma dúzia de intervenções, sem abrir, nem uma vez, o plano da repórter, para não se ver o bonito que era o CCB, ou os Jerónimos, ou a Torre de Belém, ou a Praça do Império, ou o Padrão dos Descobrimentos... Nem o Rio ela mostrou, nem o céu azul, incomparável, que temos.

Na cimeira do CCB as únicas imagens de Portugal que a Sky mostrou foram de um bairro da lata nos arredores de Lisboa. As únicas. Agora o único porta-voz da Sky, a imagem mais significativa deste País, é Medina Carreira. Estão bem uns para os outros.


6 comentários:

  1. Porque devemos ficar deprimidos cada vez que nos mostram certas verdades?

    Toda a gente sabe que a natureza nos deu o Tejo e o céu azul e a torre de Belem, mas que tambem estamos cá uns gajos porreiros.

    Excelente!

    ResponderEliminar
  2. Conclusão: Medina Carreira é (vale tanto como) um bairro da lata e por isso falam de nós na Sky. Há 20 anos, a notícia que valia para eles era haver bairros da lata e escondiam tudo o resto. Agora que já não há bairros da lata "descobriram" Medina Carreira e ignoram todos os demais. A Sky e a SIC Notícias. As fontes das agências são os miserabilistas e os ressabiados. Que Belém honra e recebe.

    ResponderEliminar
  3. ...que isto não está famoso, já nós o sabemos!!...mas também dispensamos essas "plataformas" amplificadoras da desgraça...

    ResponderEliminar
  4. Um tipo que acha que a BBC ou a Sky News tem de abrir mais o plano da imagem para mostrar um mosteiro só porque o "patriota" o acha bonito, quando o que esta ali a fazer é uma reportagem sobre um assunto qualquer que não é o mosteiro, mostra logo um grande enviesamento em que qualquer coisa serve para atacar o que não é atacável.

    ResponderEliminar
  5. Um tipo que acha que a única imagem que se podia dar de Portugal naquela cimeira era a de um bairro da lata, omitindo deliberadamente (eu sei como essa coisas se fazem!) a imagem do local onde estava a decorrer o acontecimento, mostra logo um grande enviesamento... Mutatis mutandis, eis o que se lhe aplica a si. E não de via invocar o santo nome em vão, que é feio tomar liberdades com a liberdade (Max Pol Fauchet).

    ResponderEliminar