quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Caminha resignado ao matadouro

Às vezes a manada, seguindo a passos conformados em direção ao abate, súbito entra em explosão a partir da reação atordoada de apenas uma rês. E irrompem todas as reses em direção ao nada, arrastando tudo pela frente e chifrando-se entre si. A frase é de Emir Larangeira, um escritor brasileiro, que descobri há pouco. Muito interessante, digo-vos eu.

Pois, meus amigos, esta é uma parábola que assenta como uma luva ao Governo de Portugal, desde que Cavaco Silva promulgou o adiamento sine die do Código Contributivo, com argumentos dignos do deputado da UDP Américo Duarte, "os ricos que paguem a crise", ou "o Governo que se desenrasque e arranje dinheiro para me pagar as minhas múltiplas e chorudas reformas".

O mais estranho de tudo é a mansidão (ia dizer a reacção de corno manso mas contive-me) com que o Governo e o PS reagiram à promulgação pressurosa de Cavaco daquela Lei Travão, que lhe corta os meios de fazer o que se propunha e o condena a vegetar por aí mais uns tempos, cercado e impotente. É assim como no poema de António Miranda Fernandes, que o Emir Larangeira, também ele, me revelou:

Saía a boiama confusa e cadenciada
Ruminando e olhando para o chão...
E de sinos dispersos, as badaladas,
Iam tocando a massa em procissão.
Em balada profética de triste agouro...
Com pegadas de sofrimento no sertão,
Caminhando resignada ao matadouro
Mugindo! Entoando, estranha oração.

O Governo caminha resignado ao matadouro, senhores ouvintes, a Oposição Unida jamais será vencida, e com esta evocação fechamos o ano de 2009. Mas atenção, o poema continua, o Primeiro Ministro vai regressar das suas férias na neve, amanhã é um novo dia, até mesmo um novo ano.
Voltarei ao assunto.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Benfica a nadar em... comissões


Os dirigentes do Benfica, tal como os adeptos e os jogadores, gostam de ganhar? Suponho que também, um pouco, às vezes. Mas gostam ainda mais de comprar jogadores. É uma doença, obsessiva-compulsiva, a que chamam oniomania, de que padecem geralmente esposas ociosas.

A oniomania atingiu os dirigentes do Benfica com mais força este Natal. Mas é justo reconhecer que não é de agora. Vem do tempo de Manuel Damásio e do Artur Jorge. Todos os males começaram aí: nas vagas sucessivas de compras, na desmoralização militante das equipas que prometem. Até hoje, sempre, sem descontinuar. Está a degenerar em doença crónica.

Das duas três:
A culpa é do Jorge Jesus que pede sempre mais, mais, mais jogadores?
Ou a culpa é dos que facturam a cada compra, boa ou má, que importa, o que conta é a comissão que se recebe?
Ou a culpa é dos bancos, dos Madoff's do futebol, da especulação sem freio e sem controlo, dos Rendeiros, dos Oliveiras e Costa, dos que recebem acções a preços de amigo, tão de amigo que dos cheques de compra não fica rasto, mas fica das vendas opulentas, ao melhor preço?

Não sei. O que sei, porque sou sócio contribuinte e vou ver os jogos, é que
  • o Urreta jogou bem e merecia mais oportunidades, assim como o Júlio César,
  • o Weldon foi um mouro de trabalho a última vez que lhe deram uns minutos e era preciso aguentar o resultado,
  • o Rúben Amorim já merecia ter sido chamado à selecção, apesar do pouco tempo que o deixam jogar,
  • o Carlos Martins das duas vezes que jogou nos últimos meses esteve ao nível do Pablo Aimar,
  • o Luís Filipe, apesar dos adeptos, até jogou bem, quando o deixaram,
  • o Roderick Miranda idem idem,
  • o Fábio Coentrão aspas aspas, sempre,
  • o Luís Menezes tem pinta e só precisa que acreditem nele,
  • um tal Diego de Souza que emprestámos a um clube brasileiro (ainda é nosso?) foi convocado para equipa A do Brasil.
  • o Makukula está farto de marcar golos na Turquia...
  • e por aí adiante.

Pois nenhum é titular do Benfica, nem vai ser tão cedo. E não estou a criticar o JJ pelas equipas que faz alinhar, e muito bem, apenas pelos jogadores a mais, que, seguramente, não pára de exigir. Ou não?

Anda moiro na costa, olá se anda! O Benfica não tem poços de petróleo e não compra jogadores por comprar - não precisávamos que Pinto da Costa no-lo viesse dizer. O que isto me faz lembrar é o primeiro ano de Vale e Azevedo com Graeme Souness à frente do Benfica. Estávamos "quase lá" pelo Natal. Vale e Azevedo substituiu metade da equipa e viemos por aí abaixo. Viemos nós, o Benfica. Alguns, dizem as más línguas, safaram-se bem.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Proteja a cabeça com uma almofada se puder

"Estamos a assistir ao desmoronar total das instituições, ao seu descrédito".

Maldição, é um terramoto que aí vem, se não fizerem a vontade ao PR e não puserem de lado essa ideia maligna de permitir o casamento a pessoas do mesmo sexo.
Que causa "fracturas", diz ele, "desmoronamentos", diz ela. E ainda não viram nada: esperem pelo próximo artigo do Vasco Graça Moura e pelo uso que dele fará o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O candidato que faz falta para bater Cavaco

“A candidatura de Alegre é imparável” e quem lhe lança a candidatura é o Sol esta sexta-feira. É mau: que Alegre se ponha assim em bicos-de-pés disposto a forçar a nota e evitar que alguém apareça a ocupar o terreno e que para “avisar a malta” recorra ao Sol, que nos últimos anos mais não tem feito do que combater o PS.

Por várias razões. Antes de mais e acima de tudo, porque as próximas presidenciais vai fazer-se sentir a necessidade premente de bater Cavaco Silva, que a cada dia que passa se torna mais intriguista e dissimulado.

Dissimulado Cavaco: Viram-no hoje a proclamar que não está interessado nos casamentos homossexuais porque não está interessado em assuntos que dividam os portugueses. É um argumento rasteiro: tudo o que mexe com o statu quo provoca resistências.

Sobretudo quando logo a seguir vem o golpe baixo: “Eu procuro empenhar-me fortemente na união dos portugueses e nada fazer que provoque fracturas na sociedade portuguesa”.

Com um Presidente assim empenhado na “união dos portugueses” ainda estaríamos hoje na “União Nacional”, o que nos teria evitado a maior fractura que já atingiu a sociedade portuguesa: o 25 de Abril.

Intriguista Cavaco: O que ele insinua é que quem não pensa como ele, e como os seus, o que quer é dividir, o que se propõe é fracturar. E não liga ao que é importante, diz ele: o desemprego, o endividamento, o desequilíbrio das contas públicas, a falta de produtividade e de competitividade.

O que é que o cu tem a ver com as calças? Em que é que a proibição destes casamentos civis (que nem são verdadeiros casamentos, segundo os católicos) ajuda a reduzir os males do desemprego, do endividamento, da falta de produtividade…?

Cavaco Silva é um dissimulado, um intriguista, um manipulador, um arrogante, um bota-de-elástico, e tem de ser corrido nas próximas eleições que tem feito tudo para merecê-lo. Mas para o vencer precisa-se de um candidato empenhado na boa governação do País, com provas dadas no activo, sem teias de aranha ideológicas, que saiba falar mas também fazer, avesso a guerras de alecrim e manjerona, que nos momentos difíceis tenha estado com o PS e não contra ele.

Eu sei de um nome capaz de fazer frente a Cavaco Silva e batê-lo no seu terreno e não é Manuel Alegre de maneira nenhuma.

Há carros eléctricos? Também quero


Pois não é que já chegaram ao Mónaco? E que bonitos que eles são os primeiros smart fortwo electric drive que sairam da fábrica de Hambach da da Mercedes-Benz. Em dia de Cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas esta é seguramente uma boa notícia.

Prova que desta vez a produção de carros eléctricos é a sério e têm razão os que apostam em novas fontes de energia e na produção de automóveis movidos a electricidade. Diz a a notícia que "a partir de 2012, o smart fortwo eléctrico, equipado com uma bateria de iões de lítio, capazes de alimentar o motor eléctrico de 41 cavalos, e proporcionar uma autonomia de 115 km, sairá da linha de produção em larga escala".

Em larga escala? Também em Portugal? O meu próximo carro vai ser um carro eléctrico.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Desvendada a face oculta de uma Super Terra

A descoberta é do ESO, Observatório do Sul da Europa, que reúne cientistas de 14 países europeus, incluindo Portugal, e foi anunciada hoje: a menos de 40 anos luz ─ aqui bem perto, em termos cósmicos - existe uma Super-Terra, com uma atmosfera imensa (200 quilómetros de altura) e muito gelo, até ao coração do Planeta. Habitável? Não de imediato: tem 200 graus de temperatura e ar parece ser demasiado denso. De qualquer modo, que descoberta! Conheça os pormenores, veja o vídeo, aqui e aqui. Também em português.

Eu conheço um país...

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.

Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.

Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.

Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.

Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.

Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.

Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.

Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para toda a EU.

Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.

Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.

Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.

Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.

Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.

Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhores vinhos espanhóis.

Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.

Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pelo Mundo.

O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive... PORTUGAL.

Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam -se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.

Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo).

É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na cauda da Europa, com péssimos índices na educação, e gravíssimos problemas no ambiente e na saúde... do que se atrasou em relação à média UE...etc.

Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso.

É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso.

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso, In Revista "Exportar", via Absorto, de Eduardo Graça

domingo, 13 de dezembro de 2009

"Uma lei física desconhecida" nos livres de Ronaldo


Há um mistério no futebol que os cientistas da bola já identificaram e se propõem desvendar: por que é que os livres de Cristiano, passam ao alcance dos guarda-redes e estes não os conseguem deter? Resposta do Sport You:
La realidad se empeña en decir que no es fácil parar las faltas de Cristiano, que una ley física desconocida refuerza sus golpeos: originales por su liturgia al concentrarse, por la forma de encarar y atizar al balón y por el trayecto imprevisible y casi antinatural de la pelota. Casi imparables. Quizás exista un componente psicológico, el pánico de los metas. Cuesta dar con una explicación científica. Las faltas de Ronaldo no dejan nunca bien a los porteros. Y la culpa necesariamente es del luso."
Uma lei física desconhecida, a liturgia da concentração, a trajectória antinatural da bola, uma componente psicológica que é o pânico dos guarda-redes.

É um princípio de resposta, as investigações continuam, espera-se que no Mundial tenham um amplo campo de análise deste fenómeno estranho. Em minha opinião trata-se de um OVNI

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Deve estar a gozar com o pagode


Afastem de mim esse cálice - diz o esfíngico Cavaco Silva, a propósito da prevista, esperada, evidente ingovernabilidade que aí vem. E dá-se em exemplo: governei dois anos em minoria, sei do que falo, o PS que se desenrasque, não conte comigo, eu sou um faraó.

É meia verdade. Lembro-me perfeitamente, na altura eu andava pela Assembleia, praticamente todos os dias, ao serviço da RTP ou do Semanário. O Governo minoritário de Cavaco, enquanto durou, não teve problema nenhum. O PRD, de Eanes, que com ele fazia maioria, pôs-lhe a mão por baixo, deixou passar tudo o que Cavaco queria. Tudo num ambiente de dinheiro a rodos que começava a jorrar de Bruxelas!

E quando uma Lei, sobre os bombeiros, levou mais tempo a ser discutida, logo Cavaco Silva aproveitou um incêndio em que morreram vários para responsabilizar pelas mortes os deputados que lhe atrasaram o diploma. Lembra-se, sr deputado Queiró?

Depois quando o PRD resolveu deitar abaixo o Governo do PSD sozinho (com menos de 30% dos votos!) apostando numa maioria PS+PRD, que podia contar com o apoio do PCP, sabem qual foi a reacção do PSD: se o PR não convocar novas eleições, como pretendemos, fazemos-lhe "uma guerra santa"ao PR.

Só espero que Sócrates não esqueça o "bom exemplo" de Cavaco. Tanto mais que temos agora, na Assembleia e na rua, a maior e mais caceteira extrema-esquerda da Europa Ocidental. Não se pode contar com eles para nada. São todos adeptos do "O que faz falta é alegrar a malta, quanto mais ingovernável mais divertido", são a esquerda folclórica. Ou como dizia V. Exª: "Forças de bloqueio", sabe do que estou a falar, senhor Presidente!

E para ajudar à festa temos as corporações, os jornalistas de combate, os magistrados auto-mobilizados. Alguém que explique ao PR o que é o regular funcionamento das instituições. Antes de qualquer nova inventona. O país agradece.

Prémio Pessoa para o Bispo Clemente

Vemos, ouvimos e lemos... não se pode acreditar. A seguir, dão o prémio ao Cardeal Cerejeira a título póstumo, seguramente. Ou ao Mário Crespo, que é quase a mesma coisa.

Por mim, a única via que vislumbro. contra a infecção que grassa, é evitar "as más companhias" do Dr. Balsemão e acólitos. Deixar de ler o Expresso, fugir a sete pés dos canais da SIC.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Não vás ao túnel, Óscar: eles querem tramar-te

Está em curso uma conspiração para enervar o Benfica e afastar o Óscar Cardozo do embate com o FêQuêPê dia 20 na Luz.

─ Pensas que é só acusar? Isto não é o Face Oculta! Como é que sabes ? ─ perguntam Vocês e perguntam muito bem.

Vou-lhes contar. No domingo à noite eu estive na Luz a ver o Benfica ganhar. E como uma vitória do Benfica é de gozar duas vezes, pelo menos, deixei o vídeo a gravar. Pois ao voltar a casa, logo na noite de domingo, verifiquei que os comentadores da Sport TV tinham visto outro desafio. 4 a 0? Um golão do Saviola? Três magníficos do Cardozo? Mais uma vitória sem espinhas?

Isso é que era bom. Os comentadores da Sport TV também viram e falaram disso como não podia deixar de ser. Mas a que é que deram todo o destaque e atenção? Em que é que insistiram, umas 18 vezes, o pseudo-jornalista e o pseudo-convidado? Nos penaltys de David Luiz! Do princípio ao fim: David Luiz, isto e aquilo. David Luiz, sempre.

Achei uma estupidez e encolhi os ombros. O primeiro, com a imagem parada, vê-se perfeitamente que o David Luiz tocou na bola e cortou para canto, antes de ter tocado no jogador da Académica, não há penalty nenhum e por isso não foi marcado, como aliás não houve no jogo com o Marítimo, aí foi, e acabou com o jogo, que o Marítimo a partir daí partiu para a porrada, o guarda-redes deles guardava a bola um tempo infinito, que o árbitro consentiu tudo até quase ao fim.

Quanto ao segundo penalty, que tanta impressão fez aos comentadores da Sport TV, foi um pequeno agarrão, no calor da luta, podia ser marcado ou não, o resultado estava em 3-0.

Encolhi os ombros. O comentador era um Pedro Henriques, um antigo jogador, ressabiado com
o Benfica, que o Pinto da Costa levou para as Antas, e aquele comentador da Sport TV é parvo todos os dias, geralmente, com ele, até desligo o som. Pensei que a história tão idiota acabava ali.

Não acabou. Na 2ª feira a mesma Sport Tv inventou um Forum, com um tal Nuno Dias, antibenfiquista dos quatro costados. E durante o Forum inteiro, que se devia respeitar os espectadores do Benfica, que também pagam o canal, o que é que se ouviu? Adivinhou: os penaltys do David Luiz, pretensos penaltys, claro, mas com uma insistência, uma escolha de participantes, um acinte, uma falta de objectividade, um ódio tão cego, que nem a Manuela Moura Guedes naquelas sexta-feiras de tiro ao Sócrates.

Pensei que talvez tenha chegado o momento de acabar com a minha assinatura da Sport TV, já que não tenho pachorra para campanhas tão abstrusas. Mas fiquei na dúvida.

Hoje tive a certeza, novo Fórum, desta vez com o Carlos Manuel, outro ressabiado, com a mesma palavra de ordem, glosada em todos os tons: David Luiz e os penaltys que os árbitros não marcam.

Está na cara: andam a preparar o terreno, para o jogo do dia 20. Até lá haverá ainda mais duas ou três peixeiradas, nas rádios e nas Tvs, com intervenientes escolhidos, a dizer as últimas dos jogadores do Benfica. Depois arranjam um árbitro amigo, assimdo género daquele Pedro Proença, amigo do Jardel, que ainda ontem arranjou um penalty ao Milan, que foi uma vergonha.

Falta-lhes, até lá, fazerem uma espera ao Cardozo no túnel e obterem um castigo de dois jogos, para ele não jogar contra o FêQuêPê. O que as câmaras revelem não será ouvido nem achado. Nem o Olhanense facultará as imagens.

Cuidado, César, com os idos de Março! Eu digo ao Benfica: Cuidado com o túnel, em Olhão, este fim-de-semana. Vai lá estar aquele senhor que provocou o Weah durante um jogo inteiro e conseguiu apanhá-lo no túnel no fim do jogo.

Cuidado, David Luiz, a Sport Tv tomou-te de ponta, está fazer tudo para que a mínima espirro teu dê penalty contra o Benfica. Cuidado Ramires, não vás ao túnel, cuidado Óscar Cardozo, cuidado Saviola, cuidado Aimar, cuhidado a todos. Neguem-se a entrar no túnel de Olhão, a menos que sejam acompanhados por um advogado (as empresas de segurança, como se viu em Braga, não são de fiar, a PSP muito menos, tem uma data de guardas Abel infiltrados, há guardas Abel também na Sport TV, em especial a filtrar os comentários dos ouvintes, de certeza.

Jogadores do Benfica, evitem o túnel do Olhanense, façam o intervalo no centro do terreno, peçam garrafas térmicas com umas bebidas quentes para beber cá fora. Se entram no túnel, serão espancados, como em Braga. Quem for ao túnel em Olhão arrisca-se a não jogar na Luz. Há conspiração no ar. A Sport Tv prepara o terreno, mas não está sozinha.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A propósito de Alegre e Palma, Freeport e Face Oculta

A propósito de Manuel Alegre ter os dois pés dentro do PS. Tem, mas, por muito que se desculpe com os outros, que assumiram, não é ao mesmo tempo. E sobretudo não é em todas as ocasiões: quando o PS precisou dele na AR para barrar o caminho à demagogia, ele assobiou para o lado, preferiu a companhia dos demagogos. Suponho que o PS não vai esquecer essa falta de solidariedade. Seria falta de respeito por si mesmo.
A propósito de um especial apoiante de Alegre que se chama João Palma. Esteve nos jantares de apoio à recandidatura? Que tenha estado ou não, o PS não pode esquecer a especial relação de Alegre com o Procurador João Palma, actual líder do Sindicato do Ministério Público e da ofensiva justicialista contra o mesmo PS sem o mínimo de respeito pela verdade e pelas regras do Direito.

A propósito do pseudo-jornalismo de investigação nos casos Freeport e Face Oculta. Não existe, Fernanda Câncio teve razão quando disse na TV, e continua a ser notícia, que as notícias dos casos eram/são plantadas nos jornais. De facto, toda a gente sabe (ou, pelo menos, muita gente sabe!) que há um grupo de agit-prop, composto sobretudo por ex-magistrados e actuais sindicalistas, que municia os jornalistas escolhidos com vídeos, escutas, despachos e depoimentos parciais.
A propósito daquela bosta de decisão do plenário da Comissão da Carteira Profissional validando os ataques soezes, e pessoais, feitas à jornalista, que continua de actualidade seis meses depois. Quando, daqui a alguns anos, se fizer a história desta vergonha, convém não esquecer os nomes das pessoas que compõem a Comissão da Carteira, com destaque para os seus efectivos: Desembargador Pedro Maria Cardoso Gonsalves Mourão, Albérico Coelho Fernandes, José Pedro Leal Gonçalves, Mário Manuel Duarte Moura, Henrique Manuel Castela e Pires Teixeira, Daniel Caldas Gomes Ricardo, Rosário Perpétua Duro Rato, Maria Flor de Azevedo e Silva Pedroso, Paulo Jorge Santos Martins.


domingo, 6 de dezembro de 2009

Em Portugal é muito pior

Extractos de uma entrevista ao Público espanhol de Mercedes Belbel, feminista e anti-franquista nos anos 70, uma das líderes do movimento pelo direito ao divórcio, nos últimos 20 anos uma das mais esforçadas militantes a trabalhar com as vítimas da violência doméstica.

Se acusa al islam de machista. ¿Y la Iglesia?

La jerarquía católica es misógina y homófoba. Saben que se les tiene miedo pues se muestran implacables cuando se tocan sus muchos privilegios. Parece imposible pensar que sigue habiendo gente en contra del divorcio, amenazando con excomulgar a los diputados que voten a favor de la Ley del Aborto, condenando el matrimonio homosexual, escondiendo la pedofilia de un sector del clero, impidiendo que las mujeres puedan formar parte de su jerarquía, interfiriendo tanto en la vida de un Estado democrático. Aunque, para ser justas, hay que destacar que, en la Iglesia católica, hay un sector de teólogas y teólogos feministas.

¿Habrá igualdad mientras haya monarquía?

No parece que los regímenes republicanos hayan alcanzado una mayor cuota de igualdad para las mujeres sólo por ese hecho, ni que Berlusconi respete más a las mujeres que la reina Isabel II de Inglaterra. No debemos caer en simplismos.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Alegre devia ter presente o exemplo de Otelo


Disse Alegre ontem em Braga, num almoço de apoiantes da sua candidatura a Belém: "não sou refém de ninguém". Ainda bem, por ele, que ser-se refém, além de não quadrar nada com a personagem, deve ser uma situação muito dolorosa.

E disseram alguns dos jornalistas, também convidados para o almoço, que tinha sido "o tiro de partida para Belém". Ainda mal, para ele: cadelas apressadas parem cachorrinhos cegos.

Votei Alegre da última vez, até pode ser que acabe por votar nele na próxima, mas não penso, para já, que ele seja "o candidato melhor colocado para bater Cavaco Silva", o qual está a tornar-se a cada dia mais detestável, impossível de aturar, força de bloqueio, a qualquer esforço sério de governar este País.

Cavaco, é verdade, está como quer, no centro da refrega: com a Oposição Parlamentar Unida a votar baixas/eliminação de impostos e a Oposição Extra-Parlamentar a usar e abusar da bufaria, ilegal, como nunca se viu nem no tempo da PIDE, a ingovernabilidade absoluta segue dentro de semanas. Quando aparecer o Orçamento de Estado para o próximo ano e se descobrir que o Governo prefere mesmo a espada à parede, recusando-se a governar em nome e por conta de todas as Oposições.

Nessa altura, até Março o mais tardar, Cavaco demite o Governo e, na impossibilidade de um governo PSD+CDS+Bloco, se houver vergonha, vai ter de empossar um Governo seu, como Eanes. Adivinhem o chinfrim que aí vem, com o PS a declarar "guerra santa" aos governos presidencialistas e a descer à rua. Como no PREC.

Alegre viveu por dentro situações como essa, sabe muito bem do que estou a falar. Sabe muito bem que uma crise dessas muda tudo. Teve um milhão de votos nas presidenciais? Também Otelo, uma vez, quando se opôs a um candidato eleito à partida e polarizou em si os votos folclóricos e de protesto. À segunda, se não me falha a memória, Otelo não foi além dos 2%.