quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Desvendada a face oculta de uma Super Terra
A descoberta é do ESO, Observatório do Sul da Europa, que reúne cientistas de 14 países europeus, incluindo Portugal, e foi anunciada hoje: a menos de 40 anos luz ─ aqui bem perto, em termos cósmicos - existe uma Super-Terra, com uma atmosfera imensa (200 quilómetros de altura) e muito gelo, até ao coração do Planeta. Habitável? Não de imediato: tem 200 graus de temperatura e ar parece ser demasiado denso. De qualquer modo, que descoberta! Conheça os pormenores, veja o vídeo, aqui e aqui. Também em português.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Marcelo Rebelo de Sousa já veio desmentir. Diz que a culpa é do Sócrates
ResponderEliminarPois, pois. Os gajos do Sindicato do Ministério Público também já vieram dizer que este tal de planeta fez parte do "Face Oculta" até agora, em conúbio com o Vara e a soldo do Sócrates. Que foram eles que lhe descobriram a careca. Já mandaram a notícia para a Guedes, o Fernandes e o Correio da Manha, com alguma pressa que amanhã acaba o segredo de justiça
ResponderEliminarE ainda se vai fazer uma t-shirt com isto!
ResponderEliminarPorque não? Assim:
ResponderEliminarPlaneta Extrasolar GJ1214b apanhado pelas escutas a fugir com a "face oculta" quando já se encontrava a 40 anos-luz ─ anunciam jornalistas próximos do segredo.
E apanharam-nos ao ser interceptada uma conversa relacionada com a compra de vestuário e demais equipamento que permite resistir a 200 graus de temperatura, tornando-se invisíveis... e indetectáveis!... :-)
ResponderEliminarPois foi, Manuela, como é que soube?! Nas "escutas" sabe-se logo tudo, não é? Agora que desvendaram o Planeta oculto também hão-de chegar a esses invisíveis acalorados. Bom Natal para si!
ResponderEliminar