quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Desvendada a face oculta de uma Super Terra

A descoberta é do ESO, Observatório do Sul da Europa, que reúne cientistas de 14 países europeus, incluindo Portugal, e foi anunciada hoje: a menos de 40 anos luz ─ aqui bem perto, em termos cósmicos - existe uma Super-Terra, com uma atmosfera imensa (200 quilómetros de altura) e muito gelo, até ao coração do Planeta. Habitável? Não de imediato: tem 200 graus de temperatura e ar parece ser demasiado denso. De qualquer modo, que descoberta! Conheça os pormenores, veja o vídeo, aqui e aqui. Também em português.

6 comentários:

  1. O Marcelo Rebelo de Sousa já veio desmentir. Diz que a culpa é do Sócrates

    ResponderEliminar
  2. Pois, pois. Os gajos do Sindicato do Ministério Público também já vieram dizer que este tal de planeta fez parte do "Face Oculta" até agora, em conúbio com o Vara e a soldo do Sócrates. Que foram eles que lhe descobriram a careca. Já mandaram a notícia para a Guedes, o Fernandes e o Correio da Manha, com alguma pressa que amanhã acaba o segredo de justiça

    ResponderEliminar
  3. E ainda se vai fazer uma t-shirt com isto!

    ResponderEliminar
  4. Porque não? Assim:
    Planeta Extrasolar GJ1214b apanhado pelas escutas a fugir com a "face oculta" quando já se encontrava a 40 anos-luz ─ anunciam jornalistas próximos do segredo.

    ResponderEliminar
  5. E apanharam-nos ao ser interceptada uma conversa relacionada com a compra de vestuário e demais equipamento que permite resistir a 200 graus de temperatura, tornando-se invisíveis... e indetectáveis!... :-)

    ResponderEliminar
  6. Pois foi, Manuela, como é que soube?! Nas "escutas" sabe-se logo tudo, não é? Agora que desvendaram o Planeta oculto também hão-de chegar a esses invisíveis acalorados. Bom Natal para si!

    ResponderEliminar