sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

É mentira, eu publico mas tu não desmentes


Passei o dia a ouvir as escutas a Pinto da Costa, a Tavares Teles, a Pinto de Sousa, a Valentim Loureiro, ao "empresário" António Araújo, ao "árbitro" Augusto Duarte... É um fartar, vilanagem, ah pois é! Pior: é "a verdade desportiva" a que temos direito há uma data de anos!

"Vai ser publicado isto amanhã mas tu não desmentes, pá! Não dizes nada, ok?" ─ é a voz de Pinto da Costa a instruir Deco depois de receber um pedido de Tavares Teles (também há gravação), um chico-esperto que acabara de inventar uma notícia, tão boa, tão sensacional, que o director de "O Jogo" queria pô-la em manchete!

Genial, uma obra de arte, sensacional, mas... falsa. Deco não dissera a ninguém que abandonava a selecção se a comissão disciplinar da Liga continuasse com um processo que lhe tinha aberto por causa de uma bota atirada na direcção de um árbitro ─ lembram-se? Era um frete, uma "combine", um acto de "coacção", uma mentira.

Mas eu queria reservar este post ao tema das inventonas; "Eu publico isto mas tu não desmentes, hem!". Não é só no futebol. Lembram-se daquele senhor que se sentou ao lado de Pinto da Costa, a cumprir pena de suspensão, numa final da Taça de Portugal? Não estão a ver?! É o mesmo que assinou a petição do Rui Santos pela verdade desportiva. "Poi$ poi$ J. Pimenta", queria dizer, Cavaco Silva! (o Fernando Lima não é para aqui chamado, faz o que lhe mandam, com zelo e dedicação, e por isso é assessor principal em Belém)

Repararam como surgiu a inventona das escutas em Belém? Com a garantia dada pela Casa Civil que o Presidente da República não desmentiria coisa nenhuma, o José Manuel Fernandes fartou-se de explicar que o Público só tinha avançado com a notícia de que o Presidente, pelo menos num primeiro tempo, calaria, e consentiria, no despropósito.
Era o contributo do Presidente em pessoa para "a campanha negra"!

E por todas aquelas semanas, antes das eleições, em que José Manuel Fernandes sugeria que o PR em pessoa convalidara as manchetes do Público, continuava seguramente a ter a garantia de que não seria desmentido. E não foi.

Cinco meses depois da bronca, quando as pessoas já se esqueceram e o PR volta a subir nas sondagens, é "Fernando Lima" (ou o Presidente por ele) que vem vender a tese que afinal o Público inventara a coisa.

Desmente José Manuel Fernandes? Ofende-se Luciano Alvarez de estar a ser chamado mentiroso. Que não se encontrou com o homem de Belém, e "a pedido" do PR, num café da Avenida Roma? Que não recebeu dele um dossier sobre um adjunto do Primeiro-Ministro que se tinha infiltrado naquela visita triunfal de Cavaco Silva e da sua Dama, à terra de Alberto João Jardim? Não desmente. Combinaram que não havia desmentido, está na cara. Mais uma vez.

Poi$ poi$ J. Pimenta! Cavaco Silva aprendeu com Pinto da Costa. Dizia o António Aleixo que uma calúnia para ter impacto "tinha de trazer à mistura qualquer coisa de verdade". Poeta, era o que ele era! Uma boa inventona ter de ser combinada. Ora agora não desmentes tu ora daqui a uns tempos não desminto eu.

Ao que isto chegou!

3 comentários:

  1. pois é... pois é... o jogo da política tem regras estranhíssimas mas de que todos se aproveitam, sempre que a oportunidade chega.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo José Teles,
    Venho aqui ao seu cantinho, agradecer do fundo do coração as palavras maravilhosas e reconfortantes, que deixou escritas para a Fada, lá ne exposição no Estoril. Nem imagina o bem que me fez, apesar de ter ficado triste por não o conhecer pessoalmente... :(
    Fiquei surpresa por tais palavras, dirigidas a uma refilona da minha estirpe... :))

    Sobre o futebol, acho que deviam ser todos obrigados a pagar a dívida à Segurança Social e serem menos aldrabões! Política e futebol?! É um vê se te avias, a roubar!...
    Muito obrigada José Teles! Bem haja!
    Abraço e um sorriso.

    ResponderEliminar
  3. porra
    filha da puta
    desgraca
    corno
    busseta

    ResponderEliminar