sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cubanos como nós

Chegámos a Madeira com as finanças regionais, e Guilherme Silva, em todos os noticiários: hipocrisia, vingança, perseguição… pelos cubanos do Continente

cubanos como nós!

e qual é a grande manchete que nos atiram desde o Aeroporto? Duas linhas a toda a largura da primeira página por cima do cabeçalho do Jornal da Madeira:
Líder histórico do Partido Socialista
vem à Madeira elogiar Jardim

A foto é de Almeida Santos, que quanto a ser "líder histórico" também é um exagero. Só aderiu ao PS em 78 ou 79, depois de duas ou três eleições gerais, quando foi manifesto que o PS era um partido de Poder. Lembro-me de Mário Soares a chamar por ele no Congresso da Reitoria em Dezembro de 1974: "o nosso amigo Almeida Santos!... "que deve estar por aí" (sic). Não estava. Era um risco ser do PS naqueles dias em que a grande notícia era, mais do que o 1º Congresso do PS em liberdade, a prisão dos "capitalistas sabotadores da economia nacional", por mandato directo de Vasco Gonçalves dizia –se com o MDP/CDE a promover na rua a caça aos fugitivos.

Almeida Santos não é bem "um líder histórico" do PS nacional, embora seja de facto o seu Presidente honorário. Mas sobretudo o título do Jornal da Madeira peca por defeito: é que o homem não foi só "elogiar Jardim", foi "pregar mais um prego" no caixão do PS/Madeira, que já tinha baixado de três para um deputado (ao "Parlamento nacional"!) desde que Jaime Gama passou por cá a elogiar o Grande Político Alberto João.

Agora mais do que Grande Político e ele atinge o invejável estatuto de "economicamente sério", exactamente o título que lhe faltava, quando volta a ser notícia o regabofe, o destempero, a mania das grandezas, os gastos sumptuários desta espécie de Rei-Sol, que sustentam os parvos dos cubanos do Continente,

cubanos como nós.

Já explicaremos isso tudo, ainda estamos no primeiro dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário