sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma ocasião em que é melhor não piar

Esta contou-ma o Doutor Hagatong, da Casa da Imprensa, muitos conhecem, e tem alguma actualidade: Um passarinho, com medo da trovoada, voava, voava, havia raios e coriscos e o passarinho com medo voava, voava, atordoado e aflito voava e continuava a voar, até que...

... o passarinho não aguentou mais e caiu redondo, exausto, num campo, no meio das ervas. Aí, uma vaca que andava a pastar viu-o inanimado e fez-lhe em cima uma bosta de todo o tamanho. Pois o quente da bosta teve o condão de o reanimar um pouco, e o passarinho mal arrebitou logo começou a fazer piu-piu.

Foi quanto bastou para atrair um gato que andava por ali cheio de fome, o qual ao ver o pássaro a remexer-se no meio da bosta, deitou-lhe a pata, agarrou-o bem, sacudiu-lhe a caca, meteu-o na boca e comeu-o.

Moral da história: às vezes quem te põe na merda pode não ser para teu mal, e quem te tira da merda pode não ser para teu bem. Seguro, seguro é que se estás na merda é melhor não piares.

Vem esta a propósito da diferença abissal entre portugueses e espanhóis. Perguntas a um português se está bom e ele responde "Vou indo", "Mais ou menos", isto se for optimista, se não despeja-te logo o rol completo das suas desgraças mais recentes, reais ou imaginárias. Pois se fizeres a mesma pergunta a um espanhol, e pode estar na pior, ele responde inalteravelmente: Fenomenal.

Os espanhóis são orgulhosos, altivos, sabem saborear as coisas boas da vida, puxam para cima. Os portugueses, geralmente, não: queixam-se sempre, por tudo e por nada, vivem deprimidos e fazem questão em deprimir os outros. A prova está nos fóruns de escárneo e mal-dizer, de "apagada e vil tristeza", em que chafurdam todas as televisões e a maioria das rádios nacionais.

2 comentários:

  1. Respondo invariavelmente a quem pergunta: - Andando - sou portanto optimista. Olha que boa notícia para alguém que anda na merda :)))

    Hoje é o dia do seu aniversário, Um dia completo para além de ontem. Parabéns tio
    BJ BJ
    Belita

    ResponderEliminar
  2. Bela, tu és o contrário do portuga triste e rancoroso, por amor de Deus, sempre foste! Quantas vezes já não deste a volta à vida, por cima, cantando e rindo? Aliás, se não conhecesse a tua mãe e o teu pai até pensava que eras de origem espanhola.

    ResponderEliminar