sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eu estou a ganhar dinheiro


Ando como gato com chocalho, feliz que só eu: ontem passei pela FNAC e vim de lá com cinco livros de uma vez: um Valter Hugo Mãe, que se lê bem, um Gonçalo M. Tavares, que está na moda, um Mia Couto, que gostei das duas primeiras páginas, um Manuel Alegre, que já conhecia, para oferecer, um Lobo Antunes, a ver se me reconcilio com ele.

Cinco?! Mas que é que te deu? Um livro, para mim, não é uma compra de impulso. Tenho de o descobrir primeiro, namorá-lo, ler-lhe/roubar-lhe uns parágrafos aqui e ali, até mesmo páginas inteiras, folheá-lo, sopesá-lo, mirá-lo, ver, da figura que faz, do cheiro que tem, o que que disseram dele. Depois, depois, é só ir fazendo contas, que os meus orçamentos não admitem défices, e o valor da coisa também vem do que custa.

O que é que me deu? Eu estou a ganhar dinheiro. Primeiro poupei ontem "uma nota preta" com a atribuição do Mundial de 2018 à Rússia. Não vou, está decidido. Escusam de insistir, não ponho lá os pés. Cinco-seis horas de viagem daqui a Moscovo? E depois mais outro tanto de Moscovo às cidades onde por azar hão-de jogar os portugueses?

Sorteio, qual sorteio, não brinquem comigo, na FIFA amiga de Putin, feudo de Blatter, é evidente que um País como o nosso, se for lá, há-de ser empurrado para o cu de Judas - uma daquelas cidades do Cáucaso, a 12 horas de Moscovo, que vivem na Idade Média, "onde as pessoas nem sabem que são russos" (a frase é de um amigo meu, antigo cidadão soviético, que prefere o anonimato!).

Um regime autoritário, policial, de máfias, ─ que se queixe! ─ de amigos do peito do padrinho Berlusconi, onde o poder limpa o sebo a jornalistas incómodos, ameaça tudo e todos, encomenda assassinatos, dos seus antigos espiões, onde quer que se encontrem ─ Você vai? Eu não! Vai uma aposta que tirando as comitivas oficiais (aliás, numerosíssimas se Queiroz retomar mais uma vez o leme na porcaria da Federação, lagarto, lagarto!), quase ninguém do Ocidente vai pôr os pés na Rússia.

Eu não, e já comecei a poupar o dinheiro que iria gastar em 2018 se lá chegar! E a gastá-lo em livros, aos cinco de cada vez. Também estou a ganhar dinheiro com os comentários agressivos, estúpidos, cansativos, irritantes, pesporrentes, impossíveis de aturar, que o sr. Joaquim Oliveira me costumava impor na Sport TV. Acabou-se. Daqui a Setembro do próximo ano, já fiz as contas, vou economizar uns 300 Euros. Como também deixei de fumar, a bem dizer, estou rico. Posso dar-me ao luxo de comprar uma data de livros que tenho andado a namorar.

2 comentários:

  1. Boa tio, embora comprar livros aos 5 e 10 de cada vez. Isso é que é um gozo a sério.

    ResponderEliminar
  2. E não é, que no meio disto tudo, eu ainda estou mais rica!!!!!!

    ResponderEliminar