segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sintra contra circos e touradas


Esta é uma notícia que já tem um mês mas só agora dei por ela: em 23 de Abril, a assembleia municipal de Sintra tomou a histórica deliberação de proibir o apoio da autarquia a espectáculos em que se inflijam maus tratos a animais (a CDU votou contra!).

Touradas e espectáculos de circos com animais ficam praticamente postergados no concelho, uma vez que não existindo infra-estruturas fixas que permitam a realização destes espectáculos em Sintra, "isto significa que não será mais dada a autorização a nenhum tipo de eventos deste tipo". Dizem os animadores da Acção Animal, que estão na origem da iniciativa do Bloco de Esquerda, de cujo site retirei a ilustração acima.

Estou totalmente de acordo. Tirando Portugal e Espanha, que eu saiba, todos os países da Europa proíbem espectáculos que exibem, ou escondem, actos de crueldade com animais. Penso nisso cada vez que vejo a pobre da "Águia Vitória" a planar sobre o Estádio da Luz e a aterrar na mão do tratador, que para isso lhe dá fominha total e outros maus tratos ao longo de vários dias. Aplaudi no dia em que a desgraçada da águia se confundiu com os papelinhos no ar e voou para fora do Estádio, estragando o espectáculo: "escolheu a liberdade".

Os animais merecem e agradecem que partilhemos com eles liberdade, gostos e arte de viver. Como na história que conta Manuel Alegre no livro "Cão como nós". Ou como no relato de uma vida de cão que faz Carlos Narciso neste post da Escrita em Dia. 
Só assim vale a pena "ter" cão ou outros animais. O respeito é muito bonito.

4 comentários:

  1. Finalmente, já não era sem tempo. Espero que outras autarquias sigam o mesmo exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Graças aos que se empenham! Bem Hajam!
    Espero que um dia todo o País adira a esse pensamento. Obrigada por defenderem os indefesos.

    O Norte tem de aderir! :)

    ResponderEliminar
  3. Caro Dylan, parece que o Dr. Defensor Moura, em Viana do Castelo, tomou a decisão de desafectar a velha Praça de Touros, proclamando Viana uma cidade livre de touradas. É pena que não tenha estendido a medida aos circos onde há animais tratados com tanta ou maior crueldade, todos os dias. Infelizmente, contrariamente ao que se passa lá fora, nunca vi em Portugal uma reportagem televisiva a mostrar essas misérias.

    ResponderEliminar
  4. Fada do bosque, lindo nome e linda atitude. Fico sensibilizado pelos seus comentários. Suponho aliás que Sintra e Viana do Castelo nos mostram o caminho a seguir. Vêm aí eleições autárquicas. Há que interpelar os partidos e os candidatos.

    ResponderEliminar